Gengivite, o que é?
Gengivite é o termo médico para inflamações da gengiva. Quando o osso e os tecidos responsáveis pela fixação dos dentes não forem danificados, os sintomas mais comuns são inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes e sangramento espontâneo, durante a escovação ou ao uso do fio dental.
A falta de vitamina C pode promover a gengivite:
Uma má condição dos tecidos das gengivas pode ser ocasionada por muito motivos, um deles é a má-nutrição. A Falta de VITAMINA C pode provocar sangramento das gengivas, que pode originar a gengivite quando não tratada.
Como tratar a gengivite?
Os episódios iniciais de gengivite podem regredir desde que a escovação siga uma técnica bem orientada e o uso do fio dental seja constante. Nos outros casos, o tratamento visa ao controle da infecção e à remoção do tártaro, ou seja, da placa bacteriana endurecida que separa a gengiva dos dentes.
Remédio:
Além da higienização bucal adequada o uso de Antisséptico Tópico, destrói ou impede o crescimento de micro-organismos na pele que podem causar infecção. É sempre necessário consultar um médico para receber orientação.
Gengivite em bebê/crianças:
As crianças são mais suscetíveis a contrair a gengivite por conta da alimentação mais açucarada, pelos dentinhos que estão nascendo e pela má higiene bucal.
Como tratar?
Esse quadro pode ser facilmente resolvido se seguida as recomendações do profissional: melhorar a higiene bucal do seu filho, lembrando que a higiene bucal também envolve passar fio dental, usar enxaguantes bucais e ainda fazer a escovação antes de dormir e 30 minutos após as refeições. Mas, uma orientação obrigatória é consultar uma odontopediatra.